Todo semestre o laboratório da AV-Comparatives faz testes com os antivírus, e recentemente liberou o resultado dos seus testes do último semestre. A análise que eles fazem é de acordo com o desempenho dos programas no bloqueio de páginas, detecção de malware e falsos-positivos, e os softwares sempre na configuração padrão. Algumas milhares de URLs – de qualquer tipo (confiáveis ou não) – são examinadas diariamente nos meses, e cada antivírus é instalado em um computador próprio com Windows 7 SP1 de 64-bits e são feito os testes.
A suíte de segurança dos russos da Kaspersky levou o primeiro lugar nos testes como no primeiro semestre de 2013, detectando praticamente nenhum falso-positivo com taxa de proteção de 99,9%.
O Bitdefender teve uma leve queda no desempenho, com taxa de proteção de 99,7%, diferente do semestre passado que empatou em 1º colocado com o Kaspersky. Não foi muito bem na hora de lidar com falsos-positivos, detectando 10, mas ainda assim ficando abaixo da média de outros programas.
O Avira Internet Security om taxa de proteção de 99,4%, ficou com uma média menor que a das soluções da F-Secure e da Trend Micro. No entanto, compensou na detecção de falsos-positivos, onde fez 4,5 pontos, contra 47,5 e 15 dos concorrentes – onde quanto maior for a pontuação, é melhor.
O ESET teve uma boa melhora na performance se for comparado com a medida no período de março a junho do primeiro semestre de 2013. Saltou de uma taxa de proteção de 98,6% para 99,1%, com detecção de falsos-positivos praticamente nula, como no caso do Kaspersky Internet Security.
O Emsisoft Anti-Malware bateu 99% na taxa de proteção e fez 10 pontos na detecção de falsos-positivos, o que o coloca abaixo da média da concorrência nesse último quesito. O desempenho é bom, mas houve uma queda de 0,4% de um semestre para outro.
o Avast! Free Antivirus (O único antivírus gratuito da lista) é também um dos mais populares antivírus no ranking. A taxa de proteção comparada com a do semestre passado foi um pouco menor, caindo de 98,9% para 98,7%, mas o resultado ainda é ótimo para um programa free. Em termos de falsos positivos, os 4,5 pontos – igual do Avira Internet Security – também é uma ótima pontuação.
O Sophos obteve uma taxa de proteção de 98,4%, abaixo da obtida pelo gratuito Avast. Em termos de detecção de falsos-positivos, no entanto, foi melhor, fazendo 3 pontos e perdendo apenas para o ESET e o Kaspersky entre os primeiros.
O Fortinet é o pior da lista com pontuação 10 na detecção de falsos-positivos e 98% na taxa de proteção – queda de quase 1% em comparação com o último semestre –. Mas mesmo assim, tem desempenho melhor que os classificados como Advanced, Standard e Tested no ranking da AV-Comparatives.
Se possuir alguma dica para colaborar ou alguma dúvida para tirar, comente abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário