Com a crise no Brasil hoje em dia está muito difícil arrumar um emprego, e até quem está empregado está com medo de ser demitido feito está acontecendo em várias empresas no Brasil. Hoje irei informar a todos vocês leitores como aumentar suas chances de conseguir emprego se cadastrando em sites que tem vagas praticamente todos os dias, tanto de emprego fixo como de estágio.
Tem gente que prefere o método antigo de ir em agência de emprego, porém além de gastar seu tempo para que você se locomova até lá, as empresas estão colocando mais anúncios pela internet através dos sites. É melhor você de casa mesmo perder um tempinho, atualizar seu currículo e a partir daí se cadastrar em todos os sites, e solicitar que eles mandem atualizações de vagas todos os dias para seu email, para assim você ficar informado caso tenha uma vaga nova para sua área em que você deseja trabalhar.
Alguns sites para você se cadastrar: Infojobs, VAGAS, Curriculum, Ceviu (Vagas de TI).
Algumas agências de estágio: IEL, ABRE, CIEE.
Existem vários sites de emprego tanto pagos como gratuitos, vale a pena você se inscrever em todos, e estar sempre com o currículo atualizado pois os sites priorizam os candidatos que atualizaram seus currículos recentemente. Também existe uma rede social chamada LinkedIn que o seu principal propósito é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de pessoas que eles conheçam e em quem confiem. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões. Os usuários podem convidar qualquer um (seja um usuário do LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão.
Esta lista de conexões pode ser usada de vários modos:
- Uma rede de contatos acumulada, constituída de suas ligações diretas, de segundo grau, terceiro grau e assim por diante facilitam o conhecimento de profissionais através de seus contatos mútuos.
- Isso pode ser usado para encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contatos.
- Os empregadores podem listar trabalhos e buscar por candidatos potenciais.
- Todos os candidatos a emprego podem rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contatos existentes poderia apresentá-lo aos empregadores.
O currículo deve ser fácil de ler e organizado em tópicos objetivos. "Faça uma lista com as principais atividades, saiba como destacar as informações positivas e os seus diferenciais", aconselha. Vale lembrar que, para ter resultado, é necessário dedicar ao menos três horas diárias para preencher cadastros, pesquisar agências e enviar currículos. Sites de empresas ligadas à sua área de atuação, que tenham links como "Trabalhe Conosco", devem ser priorizados. Por fim, não se esqueça de que Facebook, Twitter e grupos de discussão também são canais importantes. "Um bom network nunca falha", diz o consultor em recursos humanos Johnatan P. Abraão, de São Paulo.
- Na hora de se cadastrar para a vaga, leia atentamente as informações se antecipando as dúvidas que o recrutador pode ter.
- Antes de mandar um email com seu currículo para tentar alguma vaga, revise o seu email e principalmente seu currículo para que não haja nenhum erro de português.
- Na hora de mandar seu currículo de preferência salve ele no formato sempre em PDF que é um formato universal, pois caso você mande no formato Word pode ocorrer alguma incompatibilidade na hora do recrutador abrir seu currículo.
- Cuide das suas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn) pois os recrutadores irão investigar sua vida para saber mais a seu respeito, e estas redes sociais é alvo fácil para eles darem uma bisbilhotada.
Então coloque em prática estas dicas acima e aumente suas chances de ser chamados para disputar uma vaga. Logo mais estaremos dando dicas de como fazer um bom currículo e como você deve se portar numa entrevista de emprego.
Muito bom, Esdras.
ResponderExcluirObrigado e volte sempre!
ExcluirMuito bom, Esdras.
ResponderExcluir