quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dicas valiosas utilizando a técnica Storytelling

Técnica do Storytelling ajuda a ser mais claro e a organizar melhor as ideias nas apresentações, além de ajudar na venda de produtos. 


O Storytelling (contar histórias) é a arte e habilidade de criar e contar histórias interessantes e relevantes. Assim, um Storyteller é aquele que sabe transmitir um evento qualquer da melhor e mais empolgante forma possível.

Em uma pesquisa na Espanha, cientistas constataram que somente uma parte do cérebro era ativada quando apresentavam fatos soltos aos seus participantes. Porém, ao inserir esses fatos dentro de uma história, praticamente todas as áreas do cérebro eram ativadas.
Com esse grande impacto sobre nosso instinto e cognição, histórias capturam a atenção, ativam nossos sentidos e dialogam profundamente com nossa mente emocional. Ai você se pergunta: E por que isso é tão importante para as vendas?  O nosso sistema de decisão é emocional e ao conduzir o ouvinte para esse estado temos muito mais chances de fazê-lo executar uma ação desejada. Sendo resumido: histórias levam o consumidor à emoção e é exatamente onde ele deve estar para tomar a decisão que queremos.

Para comprovar que está técnica realmente te ajuda nas vendas, dois estudiosos da área de psicologia do consumo chamados Rob Walker e Joshua Glen, fizeram o seguinte experimento:
A ideia deles era comprar vários itens baratos e vendê-los por preços muito mais altos somente por causa da história contada em cima daquele item. Então os estudiosos compraram vários itens no Ebay e convidaram 200 escritores para contar histórias sobre cada item comprado. 
Após ter sido feita as histórias sobre cada item, eles colocaram os mesmos itens pra vender no Ebay, porém desta vez com a história contada sobre cada item. E acredite se quiser, com isso eles conseguiram um lucro de aproximadamente 2700%, isso mesmo que você está pensando, lucro astronômico de 2700%, pelo simples fato de contar histórias. 



Saber se comunicar é a chave para apresentar bons projetos, fechar bons negócios, conseguir aquele aumento. Não à toa, é uma das habilidades prioritárias para quem trabalha no mundo corporativo - especialmente quando o cargo ocupado é de liderança. 

Mas não é todo mundo que se sente confortável para fazer uma apresentação. É sempre aquele branco quando surge o primeiro slide na tela do computador. O que escrever? Como organizar? Contar histórias, aquelas boas que prendem a atenção do público, nem sempre é fácil.

"Um dos problemas de compreensão é a falta de atenção. Se a história é boa, por definição, ela demanda total atenção do ouvinte", afirma Fernando Palacios, professor da ESPM.
É exatamente essa falta que atenção que o Storytelling visa driblar. Ao contrário do que muito podem pensar, a técnica não serve apenas para o criativos ou para pessoas que já pertencem ao ramo da comunicação. Ela pode ser incorporada em qualquer tipo de apresentação, segundo Palacios. É um recurso que serve como guia para aqueles que querem prender a atenção do público e passar uma mensagem clara.

Durante sua apresentação, Palacios citou três grandes erros que as pessoas costumam cometer quando estão nos holofotes. São eles:

1. Evitar dar a resposta antes que a audiência tenha feito uma pergunta
De acordo com Palacios, as pessoas costumam começar suas apresentações sempre com o tradicional "estou aqui para falar sobre…'". 

"A tendência é a plateia se desinteressar logo no início", afirma. "Enquanto a pessoa não conseguir visualizar o problema e não o entender, ela não vai querer trabalhar com você para solucioná-lo", explica Palacios
Então você deve começar a sua apresentação com o problema, e não dando a resposta para ele.

2. Linguagem técnica
Muitas vezes, em apresentações para pessoas do mesmo ramo, o locutor costuma utilizar muita linguagem técnica, é aí que está onde mora o erro. "Quando eu uso um termo, podemos, eu e você, ter uma visão divergente sobre a mesma expressão", afirma Palacios. "Como estão falando para uma plateia de conhecedores do mesmo assunto, a tendência é achar que todo mundo entende, mas pode ser que a situação não seja bem essa." 

Para isso, o especialista sugere usar exemplos, conta uma história, utilizar metáforas. Assim evita-se o desentendimento ou o não entendimento.

3. Forçar emoções
Causar algum tipo de emoção na plateia é algo que todo apresentador almeja, porque emoções prendem a atenção. O problema é quando a situação é algo forçado. "Quando a pessoa está rindo ou emocionada, ela presta mais atenção. Mas quando é algo forçado você acaba caindo no medo número um que todo apresentador tem: o de fazer papel de bobo", afirma o professor. Para não cair nessa armadilha, o segredo é contar uma história. 

"Quando o apresentador usa como exemplo uma história e essa emoção está inserida no meio do conto, fica muito mais seguro criar esses momentos de emoção sem que se exponha tanto", observa. "Deixe a emoção ser orgânica. Se acontecer de ninguém rir no momento que você desejar, não tem problema, porque não é uma piada, de fato", encerra. 
Então a técnica do Storytelling explicada pelo professor da ESPM Fernando Palacios que ajuda na apresentação para capturar a atenção da plateia e obter um melhor entendimento tanto como o estudo feito por Rob Walker e Joshua Glen foi comprovado definitivamente que o poder das histórias, o "Storytelling", é uma técnica de copywriting altamente eficiente e decisiva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário